01
jun

Mitos e verdades sobre a seda

Você sabia que a seda é uma das fibras naturais mais antigas no mundo? Descoberta pelos chineses, por volta do ano de 2.700 a.C, reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi conheceu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de algumas tentativas, ela finalmente conseguiu tecer o filamento de seda em um pedaço de tecido. A seda se tornou uma das mercadorias mais valiosas da China, gerando a conhecida rota da seda conhecida como a mais importante rota comercial da época.
A manufatura da seda era mantida em segredo absoluto até se tornar conhecida na Índia, quase 3 mil anos após a sua descoberta. Hoje o Paraná é conhecido como o Vale da Seda e participa com 92% da produção de casulos no Brasil.
As peças fabricadas em seda natural exigem um cuidado muito grande nos processos de pré-lavagem, lavagem e pós-lavagem. Em hipótese alguma deve ser lavadas em água, devido ao grande risco de descoloração e surgimento de manchas brancas. Recomenda-se que as peças em seda sejam lavadas à seco ou no processo de Wet-Cleaning e jamais devem ser colocadas na secadora.
A Lavon é especialista na lavagem de seda, possuímos tanto o processo de lavagem à seco quanto o Wet-Cleaning. Sempre consulte a etiqueta da roupa antes de lavar.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone