13
jun
roupa encolheu

Você sabe por que nossas roupas encolhem? Descubra

Tem alguma peça especial que você gostava muito, mas ela encolheu? Todo mundo fica na dúvida sobre porque nossas roupas encolhem quando lavadas.

A resposta é bem simples: as roupas não encolhem, elas apenas voltam ao normal. Calma que a gente explica.

Segundo o engenheiro Paulo Alfierir, da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), de São Bernardo do Campo – São Paulo, os tecidos são naturalmente encolhidos e, durante a produção de roupas na indústria, esses tecidos são esticados e ficam como a gente conhece e veste.

Porém, tudo o que vai, volta, ou seja, com a agitação, uso de água e de outros produtos na lavagem, as fibras voltam a se aproximar como são naturalmente. É por isso que é mentira que nossas roupas encolhem, elas apenas voltam para seu estado natural.

roupas-encolhem
Sua roupa também encolheu?

No entanto, há duas formas muito simples que você precisa conhecer para se livrar desse problema que faz a gente perder nossas roupas favoritas:

A primeira forma é usando fibras sintéticas, (clique aqui para saber mais sobre fibras sintéticas) como náilon ou poliéster, que possuem mais maleabilidade justamente por serem artificiais, ou seja, produzidas pela indústria. Todavia, esses tecidos artificiais não são macios como os naturais – você sabia que muitos fabricantes misturam porcentagens de tecidos naturais e artificiais afim de equilibra a maciez e não deixar encolher tanto?

Finalmente, a segunda forma de evitar que sua roupa favorita encolha e você tenha que se livrar dela é usando serviços de lavagem a seco ou WetCleaning (não sabe o que é? clique aqui). A Lavon possui todos os equipamentos e solventes ecológicos (para não prejudicar nosso mundo S2) para entregar suas roupas limpas com qualidades e o melhor, sem encolher na lavagem.

Lavon, nós buscamos as suas roupas justas na sua casa e entregamos limpas. Chame a Lavon, clique aqui!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone